SEMARH
Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos - SEIRH

Monitor de Secas

Acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Brasil!
Acesse o site oficial: https://monitordesecas.ana.gov.br

O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Brasil, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas. O mapa é mensal e apresenta a situação de seca nas unidades federativas no mês anterior, além das áreas que ficaram livres do fenômeno.

Nos locais com seca, o Monitor mostra, com uma escala de cores, o grau de severidade da seca, que pode ser: fraca, moderada, grave, extrema ou excepcional. Linhas em negrito delimitam as três tipologias de seca possíveis: curto, longo ou curto&longo prazo, fazendo referência aos indicadores de seca de curto prazo (1, 3, 4 e 6 meses) e de longo prazo (9, 12, 18 e 24 meses), que são considerados para a elaboração do mapa.

No âmbito da SEMARH, a elaboração dos mapas do Monitor de Secas conta com a contribuição do Engenheiro Ambiental e Gerente de Hidrometeorologia Rogério Noleto Passos, e dos servidores da Diretoria de Recursos Hídricos, Engenheira Florestal Marla Guedes e Engenheiro Agrônomo Alexandre Barreto.

Abaixo são apresentados os mapas de seca do mês de agosto dos 3 (três) últimos anos no Tocantins.

Agosto 2021
Imagem 1
Agosto 2022
Imagem 2
Agosto 2023
Imagem 3

A seguir, é mostrado o mapa de seca do mês de agosto de 2024.

Agosto 2024
Imagem 4

Boletim Mensal - Tocantins

O monitoramento da seca no Estado do Tocantins é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e pela Defesa Civil, em parceria com a Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) e suporte da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Mensalmente, realiza-se a elaboração do mapa de seca onde são levados em consideração diversos parâmetros climáticos, tais como: precipitação, temperatura, evapotranspiração, entre outros, que acrescidas de informações geradas por satélite, permitem identificar a existência ou não de seca nas diversas regiões do Estado.

As informações relativas à existência de seca são divulgadas mensalmente no site https://monitordesecas.ana.gov.br, onde é possível verificar a situação não só do Tocantins, como também das demais regiões do território brasileiro. Cabe ressaltar que as informações divulgadas são referentes ao mês antecedente.

O Estado do Tocantins passou a fazer parte do monitoramento nacional a partir do ano de 2020. Desde então, as informações geradas são publicadas por meio de mapas, onde a situação da seca é apresentada em diferentes categorias, as quais indicam o grau de severidade e o tempo de duração do evento. Para cada categoria de seca utilizada pelo monitor espera-se um diferente impacto na paisagem, que vai desde pequenos déficits hídricos em pastagens e culturas agrícolas até a escassez de água em reservatórios, córregos e poços.

Após todo o trabalho de interpretação dos dados climáticos e categorização da severidade e duração da seca, as informações ainda passam por validação em campo e esta é realizada em parceria com a Defesa Civil Estadual, onde observadores distribuídos em diversas regiões do Estado verificam as condições hídricas locais. Essas informações são confrontadas com as categorias de seca apontadas a fim de proporcionar um mapeamento mais fidedigno da seca no Estado.

Confira abaixo com mais detalhes a última atualização sobre a severidade da seca no Tocantins ao baixar o Boletim elaborado pela SEMARH ou acesse o site oficial do Monitor de Secas.