O Plano Estadual de Recursos Hídricos do Tocantins tem como objetivo principal contribuir para a gestão dos recursos hídricos, de forma descentralizada e participativa, integrando o poder público, os usuários das águas e a sociedade civil organizada.
A construção do PERH/TO teve início em 2008, contando com uma equipe técnica multidisciplinar e com um processo participativo que promoveu eventos em diversos municípios do estado, abrangendo um total de 508 participantes.
Os resultados do PERH/TO estabelecem diretrizes para o uso e conservação dos recursos hídricos, propondo diretrizes e programas para a compatibilização das demandas hídricas com a preservação e conservação dos aspectos de qualidade e quantidade das águas no Estado.
O processo de desenvolvimento do plano foi estruturado em três etapas: Diagnóstico, Elaboração e Consolidação.
O documento abaixo é uma síntese dos resultados da etapa de diagnóstico e dos estudos de prognóstico, concluindo a etapa de elaboração do plano através do detalhamento dos programas em objetivos, ações, cronogramas, orçamentos e áreas prioritárias para suas aplicações.