SEMARH
Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos - SEIRH

Projeto Plantando Água

Recuperação de nascentes degradadas através do plantio de mudas nativas do Cerrado!

O Projeto Plantando Água é desenvolvido pela SEMARH, no âmbito da Diretoria de Recursos Hídricos, em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT) Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Colégio Agropecuário de Natividade, Instituto Espinhaço, Eco Brasil e Anglo. Nas palavras do Diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, este “é um projeto executado a quatro mãos, com o custo baixíssimo e que viabiliza uma ação importantíssima que é recuperar as nascentes do nosso Estado”.

O Projeto ambiciona recuperar áreas de nascente degradadas ao longo do território estadual, por meio do plantio de cerca de 100 mil mudas nativas do Cerrado por ano. “Este projeto é robusto, verdadeiro e real, porque as mudas são produzidas ano a ano e vão para o solo para que a recuperação efetivamente aconteça na prática”, afirma o Secretário Marcello Lelis.

As mudas utilizadas no Plantando Água são produzidas pela SEMARH nos Centros de Recuperação de Áreas Degradadas (CRADs), que são acompanhados de perto na Secretaria pela Engenheira Florestal Marla Guedes e pelo Engenheiro Agrônomo Alexandre Barreto, ambos da Diretoria de Recursos Hídricos. A SEMARH mantém atualmente 4 (quatro) CRADs no Tocantins, que consistem em viveiros de mudas nativas que são irrigados automaticamente e monitorados pelo Estado.

A descentralização das ações do Projeto ocorre por meio dos Comitês de Bacias, que representam a comunidade residente e interessada no uso da água na região. Os comitês mobilizam a comunidade, realizam a coleta de sementes e destinam as mudas produzidas nos CRADs para o plantio.

Nascentes Recuperadas